terça-feira, 4 de agosto de 2020

PLE - Programa original da discipkian Leitura e Produção Textual - Modalidade de ensino presencial

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Faculdade de Educação

Curso de Pedagogia

Disciplina Leitura e Produção de Textos em Educação

Professor Doutor Marcelo Macedo Corrêa e Castro


Programa Original da Disciplina

                  

             Prezadas/os Estudantes,

 

Este é o programa da disciplina que venho desenvolvendo em turmas com ensino presencial. Está aqui como uma referência para compreender o trabalho proposto. Para o Período Letivo Excepcional foram feitas adaptações, a fim de que a disciplina pudesse ser oferecida com as restrições impostas pela pandemia de COVI-19. A nova proposta está apresentada no tópico Aula 1- Primeira Parte: Apresentação da Disciplina.

 

Ementa: Leitura e escrita como práticas sociais. Contextualização e caracterização geral da produção textual acadêmica. Gêneros textuais acadêmicos predominantes na área de educação. Gêneros de leitura e de escrita solicitados aos estudantes nos cursos de graduação. Condições, estratégias e processos de leitura e de produção textual de gêneros acadêmicos.

 

Objetivos: Com as atividades desenvolvidas nas aulas da disciplina, pretende-se que os estudantes:

(1)     aumentem seus conhecimentos acerca das práticas sociais de leitura e de escrita;

(2)     reconheçam as principais características da produção textual acadêmica;

(3)     reconheçam as principais características dos gêneros acadêmicos de maior circulação na área de educação;

(4)     desenvolvam estratégias de leitura e de produção dos gêneros acadêmicos solicitados em seus percursos de formação.

 Conteúdos:

1.       Práticas sociais de leitura e de escrita

a.       Sentidos da escrita

b.       Relações entre leitura e escrita

2.       Produção textual acadêmica

a.       Gêneros acadêmicos: leitura

b.       Gêneros acadêmicos: produção escrita

3.       Textos acadêmicos da área de educação

a.       Gêneros mais frequentes: leitura

b.       Gêneros mais frequentes: escrita

4.       Ler e escrever

a.       Condições de produção da leitura e da escrita

b.       Estratégias e processos de leitura

c.        Estratégias e processos de escrita

 

Metodologia: A disciplina será desenvolvida com base em dois focos: as relações dos estudantes com a leitura e a escrita, considerando-se não só as suas experiências no âmbito acadêmico, e as demandas específicas de leitura e produção textual oriundas do processo de formação no ensino superior. Pretende-se também que os estudantes desenvolvam suas capacidades de leitura e escrita a partir de um movimento de inserção teórico-prática em processos de investigação. Para tanto, além das práticas de leitura e de produção textual solicitadas a todos, será proposto a cada estudante que desenvolva um projeto individual de escrita, de forma a defrontar-se com as situações reais da leitura e da escrita acadêmica sob a perspectiva do investigador.

 Avaliação: Para a avaliação serão considerados o cumprimento do disposto na legislação acerca da frequência, bem como a realização dos trabalhos específicos que venham a ser solicitados.

 Bibliografia

 COSTA, Deborah & SALCES, Claudia D. de. Leitura e produção de textos na universidade. Campinas:São Paulo, Editora Alínea, 2013.

DIONÍSIO, Maria de Lourdes e FISCHER, Adriana. Perspectivas sobre Letramento(S) no Ensino Superior: Objetos de Estudo em Pesquisas Acadêmicas. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGE/ME FURB ISSN 1809-0354 v. 6, n. 1, p. 79-93, jan./abr. 2011.

FIAD, Rachel. A Escrita na Universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369. 2ª parte 2011. Disponível em: <www.abralin.org/revista/RVE2/14v.pdf>. Acesso em: 25 de julho de 2015.

KROKOSCZ, Marcelo.  Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil.  Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 48 set.-dez. 2011. P. 745-768.

MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento Acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010.

MOTTA-ROTH, Désirée. E HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

 STREET, Brian. Academic Literacies approaches to  Genre?*Abordagens de gênero para letramentos acadêmicos? Brian King’s College London   Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 347-361, 2010.

 SEVERINO, Antonio José. Metodologia do trabalho científico. 23a ed. São Paulo: Cortez, 2007.

 VAL, Maria das Graças Costa. Redação e textualidade. 3ª ed. SP: Martins Fontes, 2006.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário