Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia
Disciplina Leitura e Produção de Textos em Educação
Professor Doutor Marcelo Macedo
Corrêa e Castro
Programa Original da Disciplina
Prezadas/os Estudantes,
Este é o programa da disciplina que venho desenvolvendo em turmas com ensino presencial. Está aqui como uma referência para compreender o trabalho proposto. Para o Período Letivo Excepcional foram feitas adaptações, a fim de que a disciplina pudesse ser oferecida com as restrições impostas pela pandemia de COVI-19. A nova proposta está apresentada no tópico Aula 1- Primeira Parte: Apresentação da Disciplina.
Ementa: Leitura e escrita como práticas sociais. Contextualização e caracterização geral da produção textual acadêmica. Gêneros textuais acadêmicos predominantes na área de educação. Gêneros de leitura e de escrita solicitados aos estudantes nos cursos de graduação. Condições, estratégias e processos de leitura e de produção textual de gêneros acadêmicos.
Objetivos: Com as atividades desenvolvidas nas aulas da disciplina, pretende-se que os estudantes:
(1) aumentem seus conhecimentos acerca das práticas sociais de leitura e de escrita;
(2) reconheçam as principais características da produção textual acadêmica;
(3) reconheçam as principais características dos gêneros acadêmicos de maior circulação na área de educação;
(4) desenvolvam estratégias de leitura e de produção dos gêneros acadêmicos solicitados em seus percursos de formação.
Conteúdos:
1. Práticas sociais de leitura e de escrita
a. Sentidos da escrita
b. Relações entre leitura e escrita
2. Produção textual acadêmica
a. Gêneros acadêmicos: leitura
b. Gêneros acadêmicos: produção escrita
3. Textos acadêmicos da área de educação
a. Gêneros mais frequentes: leitura
b. Gêneros mais frequentes: escrita
4. Ler e escrever
a. Condições de produção da leitura e da escrita
b. Estratégias e processos de leitura
c. Estratégias e processos de escrita
Metodologia: A disciplina será desenvolvida com base em dois focos: as relações dos estudantes com a leitura e a escrita, considerando-se não só as suas experiências no âmbito acadêmico, e as demandas específicas de leitura e produção textual oriundas do processo de formação no ensino superior. Pretende-se também que os estudantes desenvolvam suas capacidades de leitura e escrita a partir de um movimento de inserção teórico-prática em processos de investigação. Para tanto, além das práticas de leitura e de produção textual solicitadas a todos, será proposto a cada estudante que desenvolva um projeto individual de escrita, de forma a defrontar-se com as situações reais da leitura e da escrita acadêmica sob a perspectiva do investigador.
Avaliação: Para a avaliação serão considerados o cumprimento do disposto na legislação acerca da frequência, bem como a realização dos trabalhos específicos que venham a ser solicitados.
Bibliografia
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VAL, Maria das Graças Costa. Redação e textualidade. 3ª ed. SP: Martins Fontes, 2006.
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